O Projeto de Inventário Documental, intitulado Nos tempo da Província: Documentos Históricos de Vitória (1847-1877), tem como objetivo principal inventariar e digitalizar ofícios, correspondências, e outros documentos que guardam informações relevantes sobre a história da Câmara Municipal de Vitória durante o período provincial do Espírito Santo, divisão administrativa do Brasil durante o Império (1822-1889). Resgatar a História dos documentos sobre a Câmara Municipal de Vitória é garantir a preservação da memória coletiva, promovendo o acesso à informação e o fortalecimento da História regional. O presente catálogo visa disponibilizar à população em geral e aos pesquisadores, com interesse na História Política, Econômica e Social, acesso a documentos produzidos no contexto da municipalidade.
Entre os documentos selecionados, há registros que datam do Século XVIII, períodos decisivos que marcam o processo de urbanização e institucionalização de Vitória, e nesse contexto, a Câmara de Vereadores da cidade se destaca como um espaço de debate, construção de normas e regulação das práticas cotidianas dos habitantes da cidade, refletindo as transformações que a província experimentava ao longo do século XIX.
Os documentos apresentados no inventário revelam o funcionamento dessa casa legislativa, abordando, entre outras questões, a construção de infraestrutura, a administração dos recursos públicos, as decisões sobre a saúde, educação e segurança, além dos conflitos e desafios enfrentados na capital. Ao trazer essas informações à tona, Nos tempos da Província não só resgata a memória de um período histórico de Vitória, como também oferece uma reflexão sobre o processo de formação da cidade e de sua administração pública. Além disso, a obra é uma ferramenta indispensável para historiadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles que buscam compreender as raízes da cidade de Vitória e do atual estado do Espírito Santo.
Nos tempos da Província é, portanto, uma obra de preservação histórica e um convite ao leitor para explorar o passado de nossa cidade de forma aprofundada, reflexiva e enriquecedora.
Lucas Rodrigues Barreto
Historiador – Coordenador Geral do Projeto
Equipe Técnica
Coordenador
Geral
Lucas Rodrigues Barreto
Assistente
de Pesquisa – Arquivologia
Michel Caldeira de Souza
Assistentes
de Pesquisa – História
Tiago
de Matos Alves
Maria
Luísa Melo Welerson
Young
Quintiliano Rosentino Gomes
Matheus Freire Viola
Ficha
Catalográfica
Ana Carolina Médici Rocha
Capa,
projeto gráfico e editoração
Alexandre
Matias
PATROCÍNIO
Lei Rubem Braga
Prefeitura Municipal de Vitória
APOIO CULTURAL
Secretaria Municipal de Cultura de Vitória
PREFEITURA DE VITÓRIA
Lorenzo Pazolini
Prefeito Municipal
Cris Samorini
Vice-Prefeita
Edu Henning
Secretário de Cultura
Wanya Mayhé
Gerência do Projeto Cultural Rubem Braga